Os cupins são considerados uma das pragas urbanas mais comuns e bem difíceis de serem evitadas. Eles são bem pequenos, mas causam estragos enormes! Eles podem ser encontrados em diversos ambientes e imóveis, buscando alimentos e abrigo.

Esses bichinhos vorazes se alimentam não só de madeira, mas de celulose. Então, qualquer outra coisa que contenha o material pode servir de alimento para eles como, papéis, livros, papelão, carpetes, papel de parede e até roupas.

Para eliminar esses insetos pode-se tomar 2 atitudes, uma antes e uma depois. A primeira atitude é através da prevenção, comprando madeiras tratadas que oferecem maior durabilidade, e a segunda é quando já existe a proliferação, mas ainda existe solução para recuperar o móvel.

Acompanhe essa publicação do Madeirão das Américas, especialistas em madeira, para saber como livrar a sua casa dessa praga.

Como Identificar A Presença Dos Cupins

Como essa praga urbana é considerada silenciosa, infelizmente, ela não é tão fácil de ser identificada. Muitas vezes, só se descobre a infestação quando o material já está bem danificado.

Por isso, é preciso estar sempre atento aos móveis e objetos de madeira. O primeiro sinal visível, normalmente, são as fezes do cupim, que é aquele pozinho que se encontra perto dos móveis. Essas fezes não contaminam o ambiente e ainda nos alerta sobre a presença dos cupins.

Uma boa técnica também é bater na madeira dos móveis para verificar se existem alguns pontos ocos. Algumas ferramentas de metal podem ajudar a descobrir esses pontos de infestação.

Dicas Para Acabar Com Os Cupins

Vamos ensinar algumas dicas que podem ajudar a acabar com os cupins de madeira seca, mas, lembrando que elas só funcionam com infestações pequenas ou que sejam identificadas logo no início. Em casos de infestações maiores, é necessário chamar profissionais.

Querosene

O querosene é muito conhecido e utilizado na técnica para acabar com os cupins. Algumas pessoas não sabem como utilizar ou usam pensando que vai acabar 100% com o problema, mas não é bem assim.

Ele só funciona até certo grau de infecção e é um tratamento que pode demorar por dias, precisando ser feito com muito cuidado e apenas em peças pequenas.  Lembre também que o querosene é altamente inflamável. Por isso, utilize-o com muito cuidado.

Jogue o querosene pelos buracos por onde os cupins estão entrando e sobre toda a peça, até cobrir todos os buracos. Depois envolva a madeira com um plástico e deixe ela lacrada por, no mínimo, 15 dias.

Cupinicidas Comerciais

Existem diversos cupinicidas comerciais encontrados facilmente, porém, é importante dizer que esses cupinicidas devem ser comprados somente em locais legalizados, pois esses venenos clandestinos se usado indevidamente nas áreas urbanas, podem ser altamente tóxicos e causar um problema maior e mais grave do que os cupins estão causando.

Existem também os venenos de uso agrícola, de uso profissional, e estes não devem ser aproveitados para o tratamento caseiro. Por isso, é indicado comprar somente os que são liberados para uso em geral. A instrução de aplicação virá com o cupinicida e eles são indicados para resolver infestações de até nível médio.

Venenos Naturais

Alguns venenos naturais são eficazes no combate aos cupins, como o óleo de laranja e o óleo de cravo. Eles só servem em estágios iniciais da infestação, pois colocando esses óleos em abundância nos locais onde se identificou o foco, as larvas morrem, o que evita a proliferação.

Empresa Especializada

Os cupins são insetos bem resistentes, o que demanda trabalho e um tratamento bem cuidadoso. Os venenos utilizados durante o processo de dedetização podem fazer muito mal à saúde humana e para os animais.

Se notar que a infestação já está muito grande, não hesite em contratar uma empresa especializada em dedetização, pois só assim para acabar com a praga que já está num estágio avançado.


O Madeirão das Américas está sempre disponível para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher o melhor tipo de madeira para a sua casa. Acesse o nosso site.

× Solicite um orçamento