Um dos grandes queridinhos dos quintais, os pergolados tiveram origem na Itália basicamente como apoio para cultivo. De início, eram apenas os lugares onde cresciam as uvas.

Mas eles eram esteticamente tão bonitos e inspiradores que acabaram se transformando em uma bela solução decorativa.

Hoje, além de funcionarem como abrigos no meio do jardim, são símbolos de bom gosto e de cuidado no paisagismo. Até porque, o normal é que sejam cobertos por plantas ornamentais.

Se você tem um espaço no campo, na cidade ou na praia para isso, confira as dicas que o Madeirão das Américas preparou neste blog.

O que são pergolados?

Para quem não sabe, os pergolados são uma estrutura, com montagem do tipo de um estande, formada por pilares e vigas paralelas e vazadas.

Apesar do espaço vazado, muita gente opta por colocar uma cobertura, normalmente de vidro ou de policarbonato. Assim, ele continua permitindo a entrada da claridade, sem que a área receba chuva.

Apesar de existirem pergolados feitos de vários materiais – como metal ou concreto – sem sombra de dúvida, a preferência, até por conta do clima de aconchego, são os de madeira.

Quais as melhores madeiras para fazer um pergolado?

Pensando na resistência, as mais indicadas são:

  • as madeiras de lei, mais duras, como cumaru, ipê/peroba e garapeira;
  • também as de florestas cultivadas, como o pinus e o eucalipto.

Num caso ou no outro, sempre é recomendável que levem uma aplicação de stain. Isso ajuda a aumentar resistência e a vida útil do material.

Para os interessados, o Madeirão das Américas oferece tanto a matéria-prima, já tratada, quanto opções de pergolados prontos. 

Para que servem os pergolados?

A ideia é que funcionem como uma extensão das casas ou como um ambiente à parte, em jardins, halls de entrada, garagem e quintal com churrasqueira, área gourmet e piscina.

Quando bem decorados, esses espaços transformam-se num verdadeiro refúgio de descanso e lazer. 

Como decorar meu pergolado?

Tudo é permitido. Mas não custa conferir os itens que mais combinam com o clima de relax e natureza desses ambientes.

  • Flores e plantas – como os pergolados ficam na área externa, plantas e flores são itens praticamente obrigatórios. As mais usadas são trepadeiras (formando uma cobertura natural), canteiros de flores e vasos com folhagens.
  • Cortinas – para garantir privacidade e uma sombrinha nos dias de sol, além de conferir um certo ar de sofisticação, vale a pena investir numa cortina de tecido. Dê preferência às claras e naturais, com tecidos leves, como o voal.
  • Móveis – é possível combinar diferentes modelos de assentos: poltronas, bancos, pufes, redes etc. Os mais recomendáveis são os confortáveis e impermeáveis. Mesinhas de apoio ou carrinhos de chá também são bem-vindos.
× Solicite um orçamento