O tipo de madeira escolhido para construção ou decoração influencia diretamente no efeito e durabilidade desejados. Mas não importa o tipo, madeira é um artigo que combina com tudo e consegue harmonizar ambientes com sofisticação, além de proporcionar um certo conforto e acolhimento.

Existem diversos tipos de madeira e cada um tem sua função e adaptabilidade para levar à melhor aplicação possível do material, seja para construção, seja para construção de móveis e objetos ou para decoração.

O Madeirão das Américas, especialista em madeiras no Rio de Janeiro, fala um pouco mais sobre os tipos de madeira nessa publicação.

Madeira natural vs Madeira industrial

Os diversos tipos de madeira disponíveis no mercado se diferenciam quanto a sua resistência, assim como quanto a suas texturas, durabilidade e cores.

As madeiras naturais, como o próprio nome já diz, se apresentam para a construção ou decoração em sua forma natural, sendo tratadas, mas não modificadas em sua estrutura e característica original. Por sua maior durabilidade e resistência, são amplamente utilizadas em construções e na fabricação de móveis mais robustos, assim como em decorações mais sofisticadas e rústicas.

Já as madeiras industriais passam por tratamentos, desde processamento até bioquímicos, que fazem o material perder suas propriedades e características originais para ganhar aspectos mais artificiais. Por isso, são amplamente usadas em decorações mais práticas e modernas e em móveis (tanto funcionais como decorativos).

Em relação à madeira natural, a madeira industrial possui um custo menor, assim como também uma menor durabilidade e resistência.

Apesar da beleza e funcionalidade das madeiras, as empresas que lidam com esse material devem se atentar sempre ao fator sustentabilidade, como é a atitude do Madeirão das Américas.

Exemplos de Madeiras naturais

Em posts futuros, o Madeirão das Américas irá se aprofundar nos tipos de madeira naturais. Agora, por efeitos de exemplificação, abaixo estão elencados três tipos de madeira natural e suas características principais.

Ipê

Ipê

Ipê é um tipo de madeira dura que tem um tom pardo-acastanhado com reflexos esverdeados. Podendo ser usado até em partes decorativas de móveis feitos com outros materiais, o ipê é usado em caibros, vigas, rodapés, lambris, esquadrias e forros.

Da mesma forma, é possível aplicar esse tipo de madeira em degraus de escada, tábuas e também em tacos.

Maçaranduba

Maçaranduba

A árvore da maçaranduba produz uma madeira pesada, resistente e dura. Pelo fato de ela escurecer em contato com o ar, é usada em construções pesadas e para a confecção de móveis de alta qualidade.

Algumas de suas características marcantes são: granulação lisa, brilho moderado e textura fina.

Cedro

Cedro

O cedro possui uma cor marrom avermelhada e é um tipo de madeira utilizado na fabricação de móveis, como armários, mesas, cadeiras, bancos, camas, portas, batentes e janelas.

Assim como o jacarandá, resiste à umidade e a insetos. Além disso, esse é um tipo de madeira versátil para ser usado tanto dentro quanto fora dos ambientes, dada sua durabilidade.

Exemplos de Madeiras industriais

Da mesma maneira que como com os tipos de madeira naturais, em posts futuros, o Madeirão das Américas irá trazer mais conteúdo sobre as madeiras industriais. No entanto, para exemplificar sua diferença em relação às madeiras naturais na prática, abaixo seguem exemplos de dois tipos de madeiras industriais bem tradicionais.

MDF

MDF

O MDF possui alta resistência a empenamento por ser composto pela aglutinação de fibras de madeira através de resina sintética e aditivos. O resultado é um material sem camadas e por igual.

Esse tipo de madeira é usado na fabricação de móveis, assim como em fundos de gaveta e nas laterais dos objetos, por permitir formas e acabamentos arredondados. É possível aplicar verniz, pintura e laminados no MDF.

Compensado laminado

Compensado Laminado

O preferido na fabricação de prateleiras, o compensado laminado também é utilizado na confecção de móveis por causa de sua resistência.

Esse tipo de madeira é um material composto por uma série de lâminas de madeira com a mesma espessura que é colada para formar uma chapa.São muitos os tipos de madeira e o Madeirão das Américas trabalha com todos para satisfazer os desejos e necessidades dos clientes. Acesse o site.

× Solicite um orçamento