O assoalho de madeira é um dos tipos de piso mais comum nas casas brasileiras e é fácil de entender o porquê, ele é elegante, traz a sensação de aconchego. Mas nem todos sabem os cuidados necessários para mantê-lo em boas condições, ou que ele é um material sensível com risco de apodrecer caso não seja bem tratado.

Acompanhe essa postagem do Madeirão das Américas, especialista em madeiras no Rio de Janeiro, para saber como cuidar do seu piso para que ele dure e mantenha a casa com aparência de nova por toda a vida.

Madeira e água não combinam

Existem madeiras tratadas especialmente para serem usadas em decks de madeira e áreas externas, porém o revestimento amadeirado do interior da casa não é feito com essas madeiras. Por isso, tome bastante cuidado com a umidade.

Água pode provocar o apodrecimento do material, além criar um ambiente fértil para fungos e mofos. Se acontecer de cair algum líquido, seque imediatamente e deixe ventilar bastante.

Como limpar o assoalho

Você deve estar se perguntando: “se eu não posso usar água, como eu vou limpar o meu piso?” Simples, com vassoura de pelo ou cerdas macias, pano seco (no máximo úmido bem torcido em casos de madeira natural) ou aspirador de pó.

Também é recomendado evitar o uso de produtos de limpeza. Se for muito necessário, dê preferência para produtos específicos para esse tipo de material.

Evite riscos e descoloramento das tábuas corridas

Outra forma de preservar o piso é colocando feltro nos pés dos móveis como cadeiras, mesas e sofás para evitar que eles risquem o chão, caso sejam arrastados. Evite também por cadeiras giratórias em contato direto com o revestimento. Se possível, deixe em cima de um tapete, para poupar as tábuas.

Coloque persianas e cortinas nas janelas dos ambientes com o revestimento amadeirado. Pode não parecer, mas o contato com a luz solar descolore o piso. Uma outra dica é colocar tapetes e capachos embaixo da janela.

Ceras e vernizes apenas em último caso

Os pisos de madeira já vem envernizados e tratados de fábrica. Portanto, não é necessário o uso do verniz. Já a cera é recomendada apenas quando as tábuas estão bem opacas. Nesse caso, passe apenas uma camada bem fina de cera transparente.

Vale lembrar que, nem a cera, nem o verniz são necessários em laminados.

Meu piso de madeira já manchou. O que eu faço agora? 

Como regra geral, evite a aplicação de produtos químicos nos pisos de madeira, mas as vezes não tem outro jeito. Se o problema consiste em manchas de caneta, cola ou mesmo mercúrio é possível utilizar álcool. Se o problema for suco de uva, vinho ou café uma boa solução é misturar uma mesma proporção de água morna com álcool. Para gorduras, o ideal é aplicar desengordurantes diretamente no local. Batom e tinta látex pedem detergente neutro, assim como, esmaltes de unha são removidos com acetona. E, se o problema for verniz ou graxa, é possível utilizar querosene ou aguarrás.

O mais importante é lembrar de retirar completamente o produto após a limpeza com um pano úmido. O Madeirão das Américas é especialista em madeiras no Rio de Janeiro, está sempre disponível para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher o melhor tipo de assoalho para a sua casa. Acesse o nosso site.

× Solicite um orçamento